Posts

Showing posts from August, 2023

Descarte o lixo em lugares indevidos na cidade de Quelimane.

Rubrica Jornalismo Cidadão  Descarte o lixo em lugares indevidos na cidade de Quelimane.  A educação ambiental é uma questão que deve ser encarada com outros olhos, não somente pelos cidadãos no geral, mas os órgãos de educação devem olhar para esta questão como uma necessidade de base. A cidade de Quelimane como já é sabida tem sido palco de doenças como cólera e malária principalmente. Porém a população parece não saber a higiene pessoal como a pública é a principal solução para esses problemas. A população culpa o município, porém é claro que o município tem feito a sua parte, por mais deficiente que seja feito. A população é que não está colaborando com a higiene pública.

Assédio sexual nas faculdades

Rubrica jornalismo Cidadão    Assédio sexual nas faculdades ; A expressão assédio sexual abrange uma vasta gama de comportamentos que vão desde agressões verbais até abuso sexual e agressão sexual. O assédio sexual pode ocorrer em diferentes lugares, como no trabalho, em casa, na escola, na igreja etc. Tanto uma pessoa que é assediada quanto uma pessoa que é assediada podem pertencer a qualquer gênero sexual.

Posicionamento do Ministério da Saúde frente a Greve dos Médicos

Rubrica Jornalismo Cidadão Posicionamento do Ministério da Saúde frente a Greve dos Médicos A greve dos médicos é um cenário que tem vindo a causar impactos significativos numa diversidade de hospitais em torno do nosso país. Trata-se de um cenário ocasionado pela manifestação da associação dos profissionais de saúde que, manifestam o seu desagrado pelas precárias condições salariais de trabalho.  Quem sofre esse desafio é uma população que quixa-se da morosidade no atendimento. Por conta desse fato, verificamos que alguns serviços hospitalares acabam funcionando meio gás, podendo dessa forma culminar com um funcionamento mínimo dos serviços oferecidos em torno dos hospitais Não bastasse, a morosidade acaba afetando também uma variedade de serviços administrativos nesses hospitais.

A Prostituição Infantil na Cidade de Quelimane

A Prostituição Infantil na Cidade de Quelimane A prostituição infantil vem se destacando na população mundial, um conflito que a Soledade vem enfrentando nos últimos tempos. Segundo a UNICEF, dados de 2010, cerca de 250 mil crianças estão num mundo de prostituição, onde a maioria dos casos ocorre em regiões mais pobres, Moçambique no geral não podendo exceptuar a Cidade de Quelimane. Geralmente, as crianças em situação de extrema pobreza, com a ausência total do auxílio aos seus pais, tornam-se presas simples para homens que buscam sexo barato e fáceis podendo dessa forma, aliciar essas crianças e levá-las para um mundo de prostituição.  Na sociedade no geral e em particular na Cidade de Quelimane, infelizmente a prostituição tem sido um cenário *Silêncioso*, torna-se dessa forma um problema de difícil resolução e com maiores consequências para as suas vítimas.

Prostituição infantil na cidade de Quelimane

Rubrica Jornalismo Cidadão  Prostituição infantil na cidade de Quelimane A prostituição infantil na cidade de Quelimane é um grave problema que envolve uma exploração sexual infantil, resultando em consequências físicas, psicológicas e sociais devastadoras. Geralmente, as crianças em situação de extrema pobreza, com a ausência total de auxílio aos seus pais, acabam se envolvendo nessa prática.  Na sociedade no geral e em particular na Cidade de Quelimane, infelizmente a prostituição tem sido um cenário *Silêncioso*, torna-se dessa forma um problema de difícil resolução e com maiores consequências para as suas vítimas. Contudo, nas províncias moçambicanas, em particular na cidade de Quelimane, há cada vez mais crianças, que recorrem à prostituição para obter meios de sobrevivência pois apresentam baixo apoio aos seus pais e consequentemente ocasionam a resistência dessas crianças nas escolas. Contudo, é um aspecto extremamente preocupante para as organizações que trabalham na á...

Quem sou

Image
Cordiais saudações! Sou Ali Daúda Omar, estudante de Licenciatura em Química Marinha da Escola Superior de Ciências Marinha e Costeira da Universidade Eduarda Mondlane-(ESCMC-UEM). Fiz o curso de Secretariado e Administração de Empresas, na plataforma digital da WakeUp. Actualmente, sou residente na província da Zambézia, Cidade de Quelimane. Bom, a área de ativismo sempre foi um dos meus maiores sonhos e desejos de grande interesse por um bastante instante porém, infelizmente era antes de ter tido a oportunidade para a minha adesão na equipe. Conheci a Equipe do Ativismo por meio de alguns amigos e familiares há bastante tempo, época em que comecei a acompanhá-la nas redes sociais. Pelo amor que está em mim na política cultural e profissional, a oportunidade de poder ser um dos membros da Txeka torna-se muito interessante e isso me comove a vontade de fazer parte desse tempo. O meu maior interesse nesse momento é realmente identificar pessoas, comunidades, etc.